sábado, 26 de novembro de 2011

ENSAIO DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE JARDIM DO SERIDÓ CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE ORIENTADORA PEDAGÓGICA DO PONTO DE CULTURA REVELARTE

 


 
 
 
 
 
 


A capacitação e o ensaio dos integrantes da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó/RN de hoje à tarde, dia 26 de novembro de 2011, contou com a participação da orientadora pedagógica do Ponto de Cultura Revelarte Cláudia Regina de Azevedo.

Durante o ensaio, a referida pedagoga observou o processo de capacitação e metodologia empregada pelo mestre – Capitão de Lança e Chefe da Irmandade – Antônio José dos Santos, conhecido como Antônio Capitão. Depois, conversou com o arte educador de cultura afro brasileira e com o diretor de relações culturais e da Cidadania, o prof. Junhão, com o presidente da ACCPJS, Gilberto Valdeger de Azevedo, e apresentou algumas idéias a serem desenvolvidas visando desenvolver a autoestima e a valorização do grupo, principalmente por parte das crianças e adolescentes integrantes dos Negros do Rosário, além de atrair mais possíveis integrantes da faixa etária infantil, pré-adolescente e adolescente.

A capacitação e os ensaios estão sendo realizados todos os sábados a partir das 16:00 na Casa do Rosário de Jardim do Seridó. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PARÓQUIA DE JARDIM DO SERIDÓ DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE FESTA DA PADROEIRA

Do dia 28 de novembro a 08 de dezembro a cidade de Jardim do Seridó estará celebrando a festa de sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Este ano, o tema da festa será “Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos”, tema este que será desenvolvido diariamente nas novenas, a partir das 19 horas na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na abertura, dia 28 às 19 horas têm procissão saindo do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com a bandeira da festa. Ao chegar na Matriz, tem hasteamento da bandeira e missa.

Na parte social, dois eventos se destacam: o jantar da festa no sábado (03) com animação do Grupo Samba Só e Rodrigo Potiguar e o almoço da festa na quinta-feira (08) com animação de Bartolomeu e Segundo. Mas, diariamente todas as noites uma atração estará se apresentando no Pavilhão Cultural.

Dias: 28 (Grupo Vavá Pan), 29 (Nildo dos Teclados e Wembley), 30 (Nilsinho e Silvaneide), 01 (Apresentações culturais das escolas municipais e Grupo Entre Amigos), 02 (Paulinho e Parcélio), 04 (Das 9 as 16hs festa das tendas em frente ao IBAMA com encontro de sanfoneiros e leilão dos animais. Após a celebração do agricultores tem Adelange e Teclados), 05 (Bartolomeu e Segundo), 06 (Iererê) e 07 (Entre Amigos e Aryaxé).
 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PONTO DE CULTURA REVELARTE DE JARDIM DO SERIDÓ/RN EM PARCEIRIA COM A ACAMJA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL ARTÍSTICO MUSICAL JARDINENSE REALIZA CURSO BÁSICO DE VIOLÃO



O Ponto de Cultura Revelarte da ACCPJS, está realizando em parceria com a ACAMJA – Associação Cultural Artístico Musical Jardinense o Curso Básico de Violão, iniciativa que teve sua primeira realização no ano de 2008 na Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó.

A Capacitação volta à ativa tendo como arte educador um dos violonistas mais conhecidos na cidade, o Sr. Francisco Assis de Souza conhecido popularmente em todo o município de Jardim do Seridó/RN por Titico da Igreja.

No curso são disponibilizadas duas  turmas com dez vagas cada. Os horários de realização da capacitação são das 18 às 19 horas (turma I) e das 19 às 20 horas, na sede da ACAMJA localizada à rua Santos Dumont nº 180, bairro Esplanada, à frente da casa de Joaquim Neto. A iniciativa é voltada ao público em geral a partir de oito anos de idade.  Todavia, os participantes em idade escolar devem estar matriculados e terem freqüência escolar comprovada.

Quem interessar participar do Curso de Violão Básico com o arte educador Titico da Igreja, pode procurar o referido arte educador na Secretária Paroquial de Jardim do Seridó/RN, o Prof. Junhão (ACCPJS/ACAMJA), Gilberto Valdeger (ACCPJS/ACAMJA) ou Aldeniz (Presidente da ACAMJA).

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SAMBA SÓ GRAVA CD PARA COMEMORAR SEUS VINTE ANOS DE EXISTÊNCIA

Imagem: Samba Só gravando CD
Imagem: Cristóvão

Imagem: Zé Araújo

Imagem: Marcos Zoró

Imagem: Aldeniz

Imagem: Toinho de Sotinha

Imagem: Neném de Aragão

Imagem: Betão

Imagem: Samba Só gravando CD

Imagem: Samba Só e amigos no BNB Clube após 1º dia de gravação

Imagem: Público presente no BNB Clube que prestigiaram o Samba Só e amigos

O grupo de Samba jardinense Roda  de Samba – Samba Só, está gravando seu mais novo Cd. Desta vez, o grupo teve a idéia de gravar um Cd com músicas que fizeram parte de sua trajetória musical.

O novo trabalho, que está sendo realizado em homenagem aos vinte anos de existência do Samba Só, contemplará renomados autores e grupos como Almir Guineto, Jorge Aragão, Raça Negra, dentre outros, totalizando vinte músicas no álbum musical.

Atualmente, a formação do Samba Só é composta por: Betão (voz e contrabaixo), Neném de Aragão (voz e violão), Zé Araújo (voz e pandeiro), Edjanir (cavaquinho), Adeniz (voz e tambôra), Marcos Zoró (percussão), Toinho de Sotinha (percussão), Sanção (flaura transversal) e Cristóvão (teclado). O trabalho de gravação está sendo realizado pelo jovem músico Cristóvão. 

REPRESENTANTES DO PONTO DE CULTURA REVELARTE/ACCPJS E DA ACAMJA DE JARDIM DO SERIDÓ/RN PARTICIPAM DE OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA O BNB DE CULTURA 2012



Os representantes da ACCPJS, Gilberto Valdeger e da ACAMJA, Prof. Junhão participaram na última sexta-feira, dia 11 de novembro de 2011, da oficina para elaboração de projetos para o concurso BNB de Cultura 2012, realizada na Escola Arnaldo Bezerra estiveram na cidade de Parelhas/RN.

O evento teve como objetivo oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos do Programa Banco do Nordeste de Cultura/Parceria BNDES – Edição 2012. Na oficina foram apresentados os detalhes do Programa e instruções sobre o preenchimento de formulário de inscrição.

A iniciativa destinará R$ 8 milhões para a cultura nordestina nos seguintes segmentos: Artes Cênicas, Artes Integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música e Patrimônio.

sábado, 12 de novembro de 2011

HOJE TEM LANÇAMENTO DE CD DO “FORROZÃO MESA DE CABARÉ” EM JARDIM DO SERIDÓ



Com o objetivo de resgatar o verdadeiro forró Pé-de-serra que consagrou o nosso rei Luiz Gonzaga, o Forrozão Mesa de Cabaré trás o tradicional pé-de-serra que todos gostam, sem perder a atualidade. Assim, misturando o passado e o presente, a banda que acabou de iniciar sua carreira, pretende agradar cada dia mais o público que é fã do forró que conquistou todo o país.

A banda fará hoje, sábado, (12) na “Fazenda Casa Show” em Jardim do Seridó o lançamento de seu primeiro CD. A festa começa às 22h00, tendo também como atração a banda “Aryaxé”. Vale a pena conferir!

Fonte: http://paulinhobarrapesada.blogspot.com/

MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO DO MAESTRO VALMIR SERÁ REALIZADA AMANHÃ EM JARDIM DO SERIDÓ/RN


Avisamos que a missa de sétimo dia do maestro Valmir Fonseca de Souza será realizada amanhã dia 13 de novembro de 2011, às 07 horas da manhã na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Jardim do SeridóRN.

Convidamos todos a se fazerem presentes a esse ato de fé e solidariedade cristã.
 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ÚLTIMOS ACORDES... MAESTRO VALMIR É SEPULTADO EM JARDIM DO SERIDÓ/RN



A manhã do dia 10 de novembro de 2011, foi marcada por muita comoção e homenagens feitas ao maestro Valmir Fonseca de Souza – conhecido popularmente por Valmir de Seu Valdemar – na cidade de Jardim do Seridó/RN.

Por volta das seis horas da manhã, o cortejo fúnebre partiu do centro de velório de João de Deus para a sede da Banda Musical Euterpe Jardinense, ao som da Filarmônica Santa Cecília da cidade de Água Branca/AL.

Em seguida, na sede da Euterpe, foram realizadas homenagens musicais pela filarmônica da cidade de Água Branca/RN, na qual Valmir foi maestro por vinte anos, e pelas bandas Euterpe Jardinense de Jardim do Seridó/RN e Filarmônica Onze de Fevereiro da cidade de Parelhas/RN, nas quais Valmir foi integrante. As melodias emocionaram os presentes levando as lágrimas, todos que se fizeram presentes àquele momento de despedida, músicos, amigos, familiares, estudantes e população em geral.

Após a prestação das homenagens, o cortejo seguiu em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição acompanhado por uma multidão comovida com a perda do mestre Valmir. Junto ao carro fúnebre, além dos familiares, acompanhavam também os músicos da Euterpe que foram colegas de banda do então músico Valmir, como Zé Meira, Gilmar de Geraldo Dias, Glauco Espínola, Formiguinha, Babado, Zezão, Silas Meira, Dió, Nego Aldo, dentre outros.

Com o término da missa de corpo presente e das últimas homenagens, o cortejo seguiu em direção ao Cemitério Público da cidade supracitada, para o sepultamento do ilustre maestro.

Um dos momentos mais marcantes do ritual fúnebre foi quando os músicos da Filarmônica Santa Cecília  prestaram suas últimas homenagens e despediram-se de seu inesquecível mestre. Pela primeira vez, ao invés da música, o silêncio e as lágrimas tomaram conta da banda de música de Água Branca/AL.

Fonte: coretojs.blogspot.com