segunda-feira, 15 de junho de 2009

ESCULTOR FRANCISCO DE AZEVEDO – "NENÉM DE CHICÓ"











O mestre artesão Francisco de Azevedo conhecido popularmente como Neném de Chicó nasceu na cidade de Jardim do Seridó a 22 de fevereiro de 1950.

Seu primeiro contato com o artesanato se deu com Júlio Cassiano, que fabricava santos e bandinhas de música em um quartinho localizado na sede da “Banda Musical Euterpe Jardinense”, a qual os dois eram integrantes.

Segundo o próprio Neném de Chicó, a inspiração para o artesanato veio em 2001, quando fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus, na qual ele pedia que iluminasse a sua mente para que o mesmo conseguisse algo que pudesse complementar a renda de sua família, nesse instante, veio a idéia de dar continuidade aquela prática executada pelo seu antigo amigo e companheiro de banda de música Júlio Cassiano.

A partir de então, Francisco de Azevedo montou em um quarto de sua própria casa um ateliê no qual começou a trabalhar as suas esculturas em madeira, inovando a partir da base aprendida com Júlio Cassiano e criando o seu próprio estilo de construção de escultura.

Atualmente, seu “Neném” já contabiliza a confecção de mais de 300 esculturas, entre bandinhas de música, músicos instrumentistas individuais, negros do rosário, santos, ex-votos para pagamento de promessas, cenas como cirurgias médicas e odontológicas, júris populares, animais e qualquer tipo de peça encomendada por clientes tanto de seu estado como também dos mais variados locais, como Paraíba e Pernambuco, além de países como Peru e França.

Buscando sempre manter-se antenado com as práticas artesanais, além de conhecer e trocar experiências com outros colegas artesãos, “Neném de Chicó” participou de 05 congressos de artesãos realizados em cidades como Natal, Mossoró e Currais Novos.

Quem desejar adquir uma escultura em madeira confeccionada por “Neném de Chicó” basta entrar em contato com o mesmo, no email: neném_de_chico@hotmail.com, no cel. 96106117 ou na sua oficina de artesanato, localizada a Rua José da Costa Cinre nº 13 – Centro – Jardim do Seridó-RN. Para mais informações, entrar em contato também com a Casa de Cultura Popular de Jardim do Seridó-RN.

Um comentário:

  1. faça também uma reportagem com o ARTISTA em esculturas de jardim do serido GEICIFRAN AZEVEDO,o jovem ai é um orgulho de nossa terra.vou ficar esperando a matéria.valeu.

    ResponderExcluir