sábado, 21 de maio de 2011

NA PONTA DA PENA DO CARCARÁ

IMBUZADA COM CAROÇO
Marcos Jardim
___________________________________________________________________________________

Sou cria do Seridó,
Das brenhas do catingote
Nunca vesti camiseta
Que se enfia no cangote.
Camisa? (...)
Só de botão.
Só uso calça folgada
E peixeira no cinturão.

Só sei comer de colher
Só tomo água dormida.
Não gosto de estrogonofes
Não como qualquer comida.
Coalhada? (...)
De leite cru.
Imbuzada com caroço,
Escaldado de angu.

O tear da Natureza
Aprendi a manejar.
Faço conta de cabeça
Sei de cor o bê-a-bá.
Escola? (...)
Não frequentei.
Garanto que os professores
Não sabem o que eu não sei.

Não gosto de arrodeio
Nem sou de mandar recado
Não me venha com pantim
Nem com muito caqueado.
Conselho? (...)
Não quero não.
Pois nem o Papa querendo
Eu mudo de opinião.

Só sei falar se for alto,
Não gosto de cochichado.
Se for prá falar eu falo
Se não for, fico calado.
É segredo? (...)
Então não diga.
Chafurdo e disse-me-disse
São coisas de rapariga.

Por pensar dessa maneira
Me chamam de atrasado.
Mas isso não me aflige,
Pois sou matuto arrochado.
Quer saber? (...)
Então escute:
Eu sei navegar na web
E possuo o meu Orkut.

Só digo que é quando vejo,
Só digo que dá quando sobra.
Não sou de contar vantagem
Pois mato e amostro a cobra.
Mentira? (...)
Não dou valor.
Minha palavra é mais forte
Que decreto de doutor.

Aprecio o tocador
Tocar num fole furado
Dou valor ao violeiro
No martelo malcriado.
Bebida? (...)
Tomo a brejeira.
Só fumo fumo de rolo,
Pé-duro de fim de feira.

Filme bom é faroeste
Que o artista ganha no fim.
Cabaré só presta brega
Circo bom é circo ruim.
Dança? (...)
Só gafieira.
E um cantor embriagado
Que só canta roedeira.

Pode dizer que sou grosso
Que eu sou mal educado,
Só uma coisa seu moço,
Me deixa desnorteado.
Quer que eu diga? (...)
É o carinho!!!
Nos braços de uma cabocla
Eu me derreto todinho.
           

marcosjsjardim@gmail.com

Um comentário:

  1. Meu amigo Marcos Jardim, Você não imagina o prazer que senti, lendo esse versos. Parabéns amigo, que Deus continue iluminando essa mente privilegiada. Um grande abraço! Junhão e você, só cascaviano né?

    ResponderExcluir