domingo, 6 de novembro de 2011

PONTO DE CULTURA REVELARTE DE JARDIM DO SERIDÓ CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO CULTURAL DOS NEGROS DO ROSÁRIO DE JARDIM DO SERIDÓ/RN







O Ponto de Cultura Revelarte, através de suas ações voltadas para o desenvolvimento cultural de Jardim do Seridó, incentiva uma das mais tradicionais artes afrobrasileiras da cidade, os Negros do Rosário da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário.

A iniciativa do referido ponto, consiste em incentivar a socialização do conhecimento artístico por parte do mestre Antônio Capitão (Chefe e Capitão de Lança do referido grupo) aos demais membros, com ênfase nas crianças e adolescentes, responsáveis pela perpetuação das tradições.

Desta forma, o Ponto de Cultura Revelarte disponibilizou para o arte educador Antônio Capitão uma bolsa incentivo, como forma de valorização ao mestre transmissor da tradição, e também para intensificar os ensaios e capacitações, como batidas de percussão, construção de espontões, a dança do espontão e demais coreografias do grupo, assim como prezar pela disciplina de seus membros.

Fazendo ainda parte do compromisso entre Ponto de Cultura e Irmandade, foi acordado entre a diretoria da ACCPJS, o tesoureiro da Irmandade, o Sr. Cleso e o Chefe e Capitão de Lança da Irmandade, o Sr. Antônio Capitão, a abertura da referida casa para visitação e para a utilização do espaço pelos integrantes da irmandade durante toda a semana. Ainda como forma de otimizar a qualidade dos encontros semanais, o tesoureiro da irmandade, o Sr. Cleso conseguiu junto a Secretaria Municipal de Assistência Social lanches para os participantes.

Um comentário:

  1. José Ricardo Silva - Brasília-DF6 de novembro de 2011 às 18:20

    Parabens a todos de Jardim, pelo visto todos estão empenhados em desenvolver a cultura local, acredito que todos tem de dar as mãos, povo unido jamais será vencido.

    ResponderExcluir