segunda-feira, 28 de maio de 2012

ESCULTOR GEICIFRAN FRANCISCO DE ASSIS AZEVEDO


Geicifran


Filho de Francisco das Chagas Azevedo – conhecido populamente pelo apelido de Chico de Manoel de Rita – e Francisca Maria de Azevedo, o escultor Geicifran Francisco de Assis Azevedo nasceu na cidade de Jardim do Seridó/RN no dia vinte e cinco de fevereiro de 1988.

Despertou para arte ainda criança, quando observava o seu pai, também artesão, confeccionar santos e ex-votos encomendados por devotos e pagadores de promessas a partir da madeira umburana, ajudando-o inclusive no acabamento das peças, inciando aí, os seus primeiros passos no ofício de escultor.

Na escola, entre dez e doze anos de idade, Geicifran já apresentava indícios de que seria um artista na área da escultura, quando costumava moldar com uma lâmina de apontar lápis, bastões de giz para escrever em quadros negros, produzindo miniaturas nos formatos de padres Cíceros e também animais como bois, cavalos, dentre outros. Ao chegar da escola, o mesmo também tinha o hábito de brincar com seus amigos de criar esculturas da argila que havia próximo a sua casa no bairro Comissão.

Ao realizar uma visita ao Museu Municipal Antônio Antídio de Azevedo, que à época ficava localizado no primeiro andar do Palácio Pedro Isidro – edifício da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó/RN – o referido jovem ficou encantado com as esculturas em madeira construída pelo artesão e músico da Banda Euterpe Jardinense Júlio Cassiano, em especial, a bandinha de música, produção característica desse artista.

Bandinha esculpida por Geicifran

Nesse mesmo período, o jovem artista soube que o artesão Francisco Azevedo, conhecido popularmente pelo apelido de Neném de Chicó, esculpia santos e bandinhas de música, influenciado pela técnica do “mestre Júlio”, Geicifran então o procurou em seu ateliê e passa a se aperfeiçoar tecnicamente.

No ano de 2006 o jovem escultor passar a trabalhar por conta própria utilizando-se do espaço da marcenaria de seu pai Chico de Manoel de Rita para produzir esculturas encomendadas de arte sacra popular, ex-votos, trios de forró, negros do rosário, trabalhadores rurais, retirantes e diversas cenas do cotiano nordestino, todas tendo como matéria-prima a madeira umburana.

Esculturas Sacras Populares

Nesse período, o mesmo conhece os senhores Antônio Marcos e Francisco Francinildo, ambos proprietários da “Galeria de Arte Antiga e Contemporânea”, localizada no Centro de Turismo de Natal/RN, que passam a encomendar esculturas a Geicifran para revendê-las, aumentando assim a sua produção.

Em novembro de 2010, Geicifran realizou um de seus sonhos que foi a construção de seu próprio ateliê, junto a sua residência, localizada à rua Celson Ferreira de Morais, nº 33, bairro COHAB, na cidade de Jardim do Seridó/RN, onde atualmente trabalha esculpindo peças por encomenda.

Por fim, é fundamental destacar o espírito artístico e uma das características mais marcantes da arte que é a propriedade que o artista tem de dar vida ao inanimado. Prova disso é o depoimento de Geicifran quando fala sobre o acabamento de suas esculturas: “A parte que eu gosto mais de pintar na peça  é os olhos, pois de uma hora para outra ela parece tomar vida...”

Negros do Rosário
Trio de Forró (sem pintura)
Esculturas Sacras Populares
Esculturas Sacras Populares
Escultura Sacra Popular
Escultura Sacra Popular

Se você desejar conhecer um pouco mais sobre o trabalho do escultor Geicifran Francisco de Assis Azevedo é só visitar o seu ateliê no endereço acima citado, ou entrar em contato com o mesmo através do Cel. (84) 9914 7652.

Por: Antônio Júnior (Junhão)

Um comentário:

  1. Parabéns cara! Estou impressionado com o nível do seu trabalho! Muita arte e muito bom gosto. Espero neste fim de semana que tenhamos tempo para nos encontramos. Vou publicar uma matéria sobre esse seu trabalho no meu Blog! Até lá!

    ResponderExcluir