sexta-feira, 25 de setembro de 2009

INÊS MEDEIROS E A ARTE DA PINTURA EM TECIDOS



Inês Medeiros da Silva nasceu no Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz de Jardim do Seridó a 02 de novembro do ano de 1964. Filha de Sebastião Herculano de Medeiros e Ana Júlia de Azevedo Medeiros morava até os 05 anos de idade na propriedade de Antônio Adonis, localizada nas proximidades da Serra da Rajada.

Aos 05 anos migrou com a família para a cidade de Acari onde na qual ela deu início aos seus estudos na Escola Major Hortêncio de Brito. Aos 14 anos mudou-se com a família, seu pai, sua mãe e os seus quatro irmãos (Damião Pedro de Medeiros, José Medeiros (Zé Piroca), Francisco Medeiros e Raimundo Medeiros) para Jardim do Seridó, cidade na qual Inês concluiu os seus estudos (2º Grau Científico, atual Ensino Médio) e constituiu família, casando-se com Antônio Carlos Pereira da Silva e tendo as filhas Ana Carla Medeiros da Silva e Aneline Medeiros da Silva.

Em Jardim do Seridó, mais precisamente no ano de 1986, Inês entra em contato pela primeira vez com a pintura em tecido, principalmente através de revistas que retratam o assunto e a partir daí autodidatamente começa a praticar e ter as suas primeiras experiências com a referida arte, trabalhando principalmente as técnicas porcelanizada e mão livre.

Atualmente, existe manufaturas produzidas por Inês em vários estados do país como Minas Gerais e Paraíba e inclusive fora do Brasil como na Itália e na Rússia.

Além de produzir se artesanato, Inês iniciou também um trabalho de capacitação de artesãs, no qual ensina a arte da pintura em tecido para quem se interessar, na Casa de Cultura de Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo.

Quantos aos tipos de peças que a artesã produz podemos citar: panos de prato, conjunto de banheiro, conjunto de cozinha, toalhas de banho, fraudas e também pintura em sabonetes os quais são devidamente personalizados por ela.

Perguntado a aluna do curso de pintura em tecido Julita Azevedo do Nascimento sobre o que ela estava achando do curso e da professora (Inês) a mesma respondeu: “Ela (Inês) é uma excelente profissional e professora, e essa idéia (da realização do cursos de pintura em tecido) é maravilhosa. Ela vai formar vários profissionais de mão cheia na área da pintura.

Inês faz parte da Associação Jardinense de Artesãos e do núcleo de artesanato da Associação Comunitária Cultural dos Amigos da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo.

Essa é a nossa homenagem a artesã Inês Medeiros.

A quem interessar comprar o artesanato de Inês e/ou fazer o curso de pintura em tecido procurá-la na sua casa, no cel. 99464192.

A CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ É PARCEIRA DA CASA DE CULTURA

Um comentário:

  1. amo muito a minha minha , e adimiro o trablho que ela faz...pois ela faz usando a sua paixõ que é a pintura em tecido. como ja diz a reportagen ela tem suas pinturas fora do brasil , o que siginifica que seus trabalhos ,são bem valorizados.e espero que essa profissão cresça ainda mais.desejo tudo de bom.TE AMO!!!:D

    ResponderExcluir