sábado, 24 de março de 2012

ACCPJS - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL DOS AMIGOS DA CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ/RN

Imagem: Eleição para nova Diretoria da ACCPJS gestão 2011-2013

O município de Jardim do Seridó sempre foi caracterizado pela sua diversidade cultural, principalmente na esfera popular, por meio de seus atores, poetas, músicos, artesãos e grupos folclóricos. Cada um em determinada área, todos desenvolviam continuadamente as suas práticas culturais, práticas essas que fizeram e fazem parte da história do local.

Apesar de serem atuantes no município, tais grupos culturais sentiram a necessidade de formarem uma Associação Cultural na qual pudessem desenvolver as práticas culturais de forma institucionalizada, objetivando o melhoramento estrutural e o aperfeiçoamento das manifestações artísticas do município. Com efeito, aos 18 de dezembro do ano de 2007, reuniram-se em assembléia, representantes da cultura de Jardim do Seridó, para fundarem a “Associação Comunitária Cultural dos Amigos da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo”, uma instituição sem fins lucrativos, voltada para o fomento das artes culturais de Jardim do Seridó/RN. Hoje, a organização é a primeira do município que reúne a maior parte (se não todas) das atividades culturais realizadas no local.


Imagem: Curso Básico de Violão

A associação cultural está presente na vida dos habitantes do local por meio do incentivo e divulgação das atividades culturais praticadas por aqueles grupos e indivíduos presentes no município além da formação cultural e sócio-educacional desses no município.


Imagem: Visita da Coordenadora pedagógica da ACCPS aos negros do Rosário

Na área de capacitação cultural já foram desenvolvidos cursos de artesanato (com foco na produção de bijuteria, bordado e pintura), culinária regional, música, com aprendizado de violão e incentivo as bandas de música (principalmente através da divulgação das filarmônicas por meio de encontros de bandas de música e curso de capacitação instrumental), palestras sobre desenvolvimento sócio-cultural, produção de oficinas e cursos  para a valorização das representações afro-brasileiras como capoeira e maculelê. Atualmente, a Associação que foi contemplada como Ponto de Cultura (Revelarte) realiza capacitações culturais nas áreas de música, com cursos básicos de violão e teclado, arte afro-brasileira, através da contribuição na transmissão, revitalização e manutenção das práticas culturais dos Negros do Rosário; oficinas de teatro e de artesanato.


Imagem: Encontro de Repentistas em Jardim do Seridó/RN

Através da LEI Nº 9.246, de 08 de julho de 2009 a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL AMIGOS DA CASA DE CULTURA POPULAR POETA ANTÔNIO ANTÍDIO DE AZEVEDO foi reconhecida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte como uma Instituição de Utilidade Pública Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário